segunda-feira, outubro 23, 2006

21.ª blague


EH, PÁ!!! AO MENOS NÃO ESQUEÇAM A PADEIRA DE ALJUBARROTA


A culpa disto tudo é do "Sol", o novo semanário que, num dos primeiros números resolveu apresentar uma sondagem na qual 27% dos portugueses (ainda bem que, a que eu saiba, não meteu alentejanos) inquiridos (?) revelou que não se importavam de ser espanhóis.

Os espanhóis agarram-se a isto e agora não há semana sem que um dos jornais de Castela tente demonstrar que nós dávamos era uma boa 15.ª região às ordens d'el rey D. Juan Carlos de Bórbon (eu gosto mas é com U e tem 47 graus).

Entretanto, regressada do "exílio" dourado em terras de sua magestade - não, não é do João Carlos! Ainda não!, é mesmo da raínha de Inglaterra - a dona Maria Elisa resolveu vir perguntar-nos quem terá sido o maior português de todos os tempos.

Ainda no mesmo "Sol" leio barbaridades como a de que figuras como a Catarina Furtado, o Herman José, o Marco Paulo e até (vemmmmmm João Carlos, antes castelhano que tal sorte!) o zezinho Castelo Branco (bleurghhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!) já foram votados... e que num inquérito de rua recolheram respostas do género: os Maias foram escritos (ao que parece a três mãos - se é que nenhum deles era ambidestro) pelo Victor Hugô (assim, para perceberem que era francês), pelo Camilo Castelo Branco ou pelo Almeida Garrett; que Miguel Torga escreveu o Memorial do Convento ou que o doutor Egas Moniz, nosso o primeiro Prémio Nobel, morreu "entalado" no Martim Moniz (querem ver que comprou um telemóvel sem bateria aos indianos?)...
Eeeeeh pahhhhhh!
Se viermos a ser mais uma região da Hispânia, ao menos que nunca nos esqueçamos da padeira de Aljubarrota. Por mais que não seja para, no meio de uma discussão com qualquer "irmão" de Valladolid, de Toledo ou de Burgos podermos dizer... "vê lá se queres ver a padeira!...»

20.ª blague


E AINDA MAIS ESTA


Então não é que na mesma edição do mesmo jornal vem um artigo que alerta para o facto de os, hoje em dia, tão famosos solários - que deixam as nossas modelos (e OS modelos) com aquele ar tão saudável de uma bela temporada na praia - são "perigosos para a saúde" e que a sua "radiação provoca o cancro"?

Ah, pois é! Todos tostadinhos de fazer inveja a venderem-nos sumos e frutas que só fazem bem e eles, coitados, tão sujeitos ao cancro como eu por fumar uns cigarritos.

"Faz o que eu digo, não faças o que eu faço..."
Nem mais.
Metrosexuais... pffffffffffffffffffff!... Maus exemplos, é o que são.

Ah!, e por falar em exemplos. No próximo filme do 007 o actor que vai personificá-lo já não vai aparecer a fumar os célebres charutos. Nãooooo, que isso é um mau exemplo.
O quê?, vai destruir carros cagando para os limites máximos de velocidade permitidos por Lei? E daí? 'tá bem, vai fazer explodir uns quantos prédios e usar o último modelo de metrelhadora que dispara 150 balas por segundo. E daí? Quem vem daí ao mundo? Onde é que estão a ver os maus exemplos????????
Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
O homem nem sequer vai fumar...

Ainda o outro na anedota, depois de apanhar a mulher na cama com outro virava as costas e dizia: "Estas modernices... Só me falta ver-te fumar!"

Isso é que não!!!!!!!!!!

(Para os mais desatentos: "blague" é uma palavra francesa para... piada!)

19.ª blague


AH, AH, AH! É A MINHA VINGANÇA


Revista "Domingo", do Correio da Manhã. Página 20.
"É a bebida engarrafada mais vendida. Diariamente são vendidas centenas de milhões de litros de Coca-Cola em 200 países .../... Descobriu-se que as nozes de cola, com um alto teor de cafeína, juntamente com a teobromina [seja lá isso o que for] também presente na composição química, torna a bebida extremamente viciante."
E parece que as folhas de coca foam retiradas da "receita" porque fazia o produto muito caro, heheheh...

Então bebedores de coca-cola? Ainda me vão chamar viciado no tabaco? Vocês???!!!

sábado, outubro 07, 2006

18.ª blague


AI, AI... CALA-TE BOCA!


A Philip Morris - uma empresa tabaqueira estadunidense - vai pagar mil milhões de euros a dez países da União Europeia, cabendo a Portugal uma "fatia" de 34 milhões de euros. Vem nos jornais.

O imposto sobre o tabaco é de cerca de 40% sobre o preço real de um cigarrito, e é o Governo quem o cobra, pois então...

Mas, será que vejo aqui algumas semelhanças com um vulgar dealer, que vive à custa da morte dos outros? Ou a propaganda é apenas para que a gente fume um pouco menos de forma a durarmos mais e mantermos duante mais tempo a nossa (involuntária) contribuição? Não querem que eu fume e aceitam "doações" dos gajos que fabricam os cigarros que eu fumo (por acaso fumo uma marca portuguesa)?

Os "reis" da droga não costumam também "untar" as mãos da autoridade para proseseguirem, impunes, os seus negócios? AH!, mas que é parecido... isso é!

17.ª blague


AQUI (VILA) D'EL REI!...

A autarquia de Vila de Rei (no centro geográfico do País) resolveu-se por uma mui inédita forma de combater a desertificação do concelho: pôs anúncios a correr no Brasil a oferecer "pão, casa e roupa lavada" a quem quisesse mudar-se para aquele concelho situado na região do Pinhal Interior, um pouco a norte de Abrantes.

Há alguns meses, a chegada dos novos pedro álvares crabais, mas no sentido inverso, teve direito a reportagens consecutivas, com as equipas das televisões a fazerem de enviados especiais em permanencia, mostrando a todos nós como isso de ultrapasar o ter uma população envelhecida e fora do activo era tão facil de concretizar.

A presidente da câmara local apareceu em tudo o que era telejornal, ocupando o seu pequeno cantinho da fama, mas a coisa parece que deu para o torto.

As casinhas que mostraram, na altura, na televisão, sem móveis mas bonitinhas, afinal era só cenário e é a própria senhora que agora garante que "souberam sempre que vinham para ficar alojados no Lar de 3.ª idade..."

Os empregos prometidos, oportunidade única de se construir uma vida de novo, eram, no fim da história, de apicultores e empregadas do mesmo lar da 3.ª idade, só que quem respondeu ao anúncio, lá no Brasil, e acabou seleccionado, foram jornalistas, engenheiros e pessoas com profissão especializada. Que embarcaram na aventura, trazendo mulher/marido e filhos.

Sobre a esperança de um futuro melhor vinga agora a desilusão e, em não poucos casos, algumas bocas a pedir alimento e sem terem dinheiro para lhes dar de comer.

"Se não estão bem que se vão embora, nós não ficamos zangados", diz a senhora presidente que reconhece o erro de "casting" que levou e escolher estes emigrantes.

Mas... a senhora não tem ponta de vergonha na cara? Nem um pouquinho? Nadinha mesmo?
Parece que não.

16.ª blague


AI, AI... COMO NÓS ESTAMOS!

Do semanário "SOL", de hoje: «Na faculdade sem Português nem Inglês»

Ora, ora!... mas parece que o exemplo já vem de trás. Pelo menos no meu tempo os SUBSTANTIVOS escreviam-se sem maiúscula! Querem ver que nos rendemos aos alemães?

sábado, setembro 30, 2006

15.ª blague



E OS MOSQUITOS SENHOR? PORQUE LHES ATIRAS COM DUM-DUM?


Acabo de ver uma pungente reportagem - a propósitos de touradas, para que os mais "sensíveis" façam já logout - na qual grupetos de jovens com ar de "contra", e podem ser contra seja o que for, criticam a tourada na televisão. Sim... para já criticam a tourada na televisão. Porque se não der na televisão não existe, como esses grupetos que, se não aparecerem na televisão não existem, não é?

Por acaso já tinha lido no Expresso um senhor que parece que é advogado e confesso admirador do senhor finado doutor Salazar - quando a tourada era uma das formas de ir entretendo os tolos - a instigar estes movimentos de jovens da cidade, para os quais, o bife nasce uma embalagem em vácuo nas prateleiras do supermercado, a levarem a sua "luta" até ao ponto de a estenderem às Ilhas Britânicas, numa tentativa de fazer passar a mensagem de que, se vierem fazer turismo a Portugal, não se hoepedem, não durmam nos hoteis de cidades que promovem espectáculos com touros.

Os britânicos que até preferem - mostrem-me números que o contrariem - ir para Espanha onde o animal até é morto na praça... mas pronto. Eles de certeza nunca foram de férias a Sevilha a Málaga, a Córdova... claro que não foram. Nem nas viagens de finalistas quando é usual destruirem os quartos dos hoteis onde ficaram.

São jovens, não pensam. Não pensam uma ova!

Têm todo o direito em se manisfestar contra um espectáculo que acham degradante. Pois têm. É isso que diz a democracia que, porém, pela mesma razão permitirá a quem gosta de touradas que as veja. Na televisão pública, pois! Então não temos que ver as procissões de Fátima? E não somos um estado laico? Porque é que eu, agnóstico, tenho que ver missas na TV? E eu, enquanto agnóstico, não posso manifestar-me contra a(s) igreja(a) que assentam a sua actividade no logro de que existirá um deus e, a grande maioria delas, incluindo a católica, pede dinheiro mesmo a quem mal consegue sustentar-se com a promessa de uma vida melhor após esta vida?

Mas eu estou-me nas tintas para estes grupetos, o que gostava era que Portugal não se diluísse num todo global. Não queremos mais touradas, a matança do porco, em festas pagãs, pois está claro, que juntam a comunidade local também é proíbida, a té a colher de pau com a qual se mexiam bolos e belas sopas já são proíbidas.

Beber vinho está condicionado ao medo de ser apanhado por uma brigada de trânsito - mas se fôr daquele que custa 150 euros por garrafa, esse pode-se beber, porque quem o bebe é a élite, gente de bem...

... podia estender aqui um rosário de coisas que os portugueses sempre fizeram, como outros povos mantiveram e mantêm com muito orgulho as suas tradições porque são marcas muito particulares da sua singulariedade, mas para quê?

Os espanhóis em 30 anos pularam 50 em relação a nós, sem ter sido preciso proíbir touradas e grande parte dos turistas que vão para Espanha é, também, para ver touradas- que, francamente, são espectáculos em recinto fechado ao qual só vai quem quer -; e vão continuar a progredir porque os jovens espanhóis não levam 7 anos para acabar um curso universitário de 4 e porque os trabalhadores, aquela gentalha que suja as mãos a trabalhar, entra às sete, sai às 4 mas trabalha 8 horas e meia, e os portugueses entram às oito e saiem às seis mas não trabalham mais de 5... (porque é que as grandes empresas vão para Espanha?)

Mas o que mais me irrita, sim, irrita, são estas manifestações "seleccionadas" de amor pelos animais. O touro de lide só existe para ser lidado... já leram, ou já perguntaram alguma coisa sobre isso?

Mas para não me tornar chato... ou somos todos "bárbaros", ou defendemos TODOS os bichinhos. Por isso... presumo que aqueles activistas, na pior das hipóteses, tenham redes mosquiteiras nas janelas de casa.... eu não ia acreditar que usassem Dum-Dum para matar os pobres bichinhos que não pediram para nascer...

quarta-feira, setembro 27, 2006

14.ª blague



FAÇA-SE A VOSSA VONTADE...


Caros benfiquistas,
não queriam o Fernando PRANTOS?
O engenheiro do TENTA?
Então aí o têm no seu melhor... Ele tentar, tenta, mas não dá mais do que isto.

E não liguem à blague anterior, vão ver e é só mera coincidência mesmo!

Mas estou convencido que desta vez, quando o outro for de frosques, em lugar de pôr o Miguel a lateral direito, o Fernando XANANA só tira o Simão e põe o Rui Costa. E vai manter-se invicto.

segunda-feira, setembro 25, 2006

13.ª blague


SERÁ SÓ... COINCIDÊNCIA?

Esta tem que levar dois diabinhos!

Já alguém reparou que, desde que o Simão Sabrosa "renovou" com o Benfica, passando a ser o jogador mais bem pago e de ter voltado ao 11, com a braçadeira de "capitão" - cargo para o qual nem tinha sido eleito pelos seus pares porque estava de saída da equipa, um dos "capitães" eleitos nunca mais entrou sequer nos convocados?

Está a recuperar de algumas mazelas, fazendo trabalho específico... no ginásio.
Ah!, chama-se Rui Costa o "desaparecido"!

12.ª blague



ALGUMA COISA NÃO BATE CERTO...


Vem nos jornais de hoje.
Portugal goleia a Suécia (10-1) no mundial de futebol dos... sem-abrigo.
Sem abrigo na Suécia? De certeza? Bem... se calhar, que sei eu? Mas deve ter sido muito mais difícil encontrar um 11 de sem-abrigos por aquelas bandas do que só em Lisboa!

sexta-feira, setembro 22, 2006

11.ª blague



NÃO QUERO SER ABATIDOOOOOOOOOOOOO!...

Passou agora no Telejornal.
Um magistrado - porque tem que ser um magistrado - caucionou a efectuação de escutas que iam até... ao Presidente da República.
Um, provavelmente vários, agentes da PJ ouviram e gravaram as conversas de toda essa gente.
Um funcionário da PT facilitou a listinha de quem tinha estado sob escuta.
Dois jornalistas escreveram a história.
A decisão foi hoje tornada pública: não há magistrados nem outros agregados ao poder judicial envolvidos; quem fez as escutas não tem nada a ver com isto; em relação ao funcionário da PT, expirou o prazo legal para que qualquer acção fosse movida conta ele e...
... os dois jornalistas vão ser julgados!!!

Não mandaram fazer escutas, não escutaram, não roubaram a listinha dos nomes. Deram a notícia. Foi o único "crime" que o senhor Souto de Moura encontrou neste imbróglio.

Estou preocupado. Não, não é com os jornalistas do 24 Horas. Por acaso até conheço o Joaquim Eduardo Oliveira, que trabalhou comigo n'A Capital. Estou preocupado com o que me pode vir a acontecer. Pois, vocês não sabem, mas eu conto:

O cachorro da minha vizinha do lado esquerdo entrou no quintal da vizinha do lado direito e deu-lhe cabo do canteiro das flores. Como o meu gato estava "sob suspeita", e eu testemunhei o que o vira-latas tinha feito, contei tudo.

Se ouvirem dizer que eu fui mandado para o canil municipal para ser abatido, por favorrrrrr... ajudem-me!...

quinta-feira, setembro 21, 2006

10.ª blague



NUNCA MAIS!!!...


Budapeste está há três dias a ferro e fogo por ter sido revelada uma gravação na qual o primeiro ministro da Hungria admitia ter mentido aos seus eleitores...
Alovidiguera soube que o homem está terivelmente deprimido com os acontecimentos e jura a todos: «Nunca mais digo a verdade!»

9.ª blague



SERÁ ISTO O ESCREVER DIREITO POR LINHAS TORTAS?


Vejo nas notícias da televisão que foi condenada à morte uma bombista suicída que falhou o acto...
Condenar à morte uma suicída!!!???
Isso não será a mesma coisa que deportarem-me para o Algarve por ter sido apanhado no comboio para Faro sem bilhete?

8.ª blague



NÃO TÁS A VER A COISA AO CONTRÁRIO?


O Fernando Santos, que como sabem é aquele senhor que se senta no lugar do treinador, no banco do Benfica porque aqueles bancos custaram um dinheirão e não fazia sentido que ficasse um lugar vazio, vai dizer nos jornais de amanhã - ah! pois é... o alovidiguera tem acesso previlegiado a estas informações - que o jogadore que entrar em campo com o Paços de Ferreira, a pensar no jogo com o Manchester é porque não é bom profissional.
A pensar no jogo que vem a seguir? Oh, mister, os jogadores do Benfica a mim parece-me que entram em campo é meio envergonhados a pensarem no que não fizeram no jogo anterior!!!